Luanda é a capital de Angola, o seu centro financeiro, político e a maior cidade. Não é um destino turístico por si mesmo mas mesmo assim imensas pessoas viajam a Luanda, por motivos de negócio. É uma cidade muito intensa e viva, mas é igualmente caótica. Ainda assim, Luanda tem imensos monumentos, praias, e belas vistas.
1 Ilha de Luanda
Antes de mais, não realmente uma ilha mas sim uma pequena península de cerca de 5 km de comprimento onde se situam muitos dos mais famosos bares, restaurantes e praias de Luanda. A ilha é um dos lugares mais visitados de Luanda e o sítio a para quem quer ir prá noite.
Algumas das praias da ilhas estão dentro do perímetro de restaurantes e bares e são por isso um pouco mais privadas, outras são completamente públicas. Na ilha a areia é suave, a água quente e é verão mais de 9 meses por ano, por outro lado estas não são as praias mais limpas que irá encontrar e por vezes ficam bastante lotadas.
2 Ilha do Mussulo
Se ficaram a achar que Luanda tem sorte em ter uma península como a ilha, esperem até ouvir sobre o Mussulo. Na zona sul de Luanda está localizada este enorme língua de areia com mais de 30 Km de comprimento. Lá a água do mar é ainda mais quente do que no resto de Angola e não existem ondas, formando assim uma espécie de Lagoa marítima gigante. A melhor forma de lá ir é via barco a partir do embarcadouro, em Benfica.
O Mussulo é tão perto do caos de Luanda, mas é também tão diferente com uma vibe relaxada e nada stressante. Se estiver a planear ir a Luanda tem de tentar ir ao Mussulo. É simplesmente perfeito para tomar banhos de sol e esquecer os problemas do dia a dia de Luanda por uns dias ou horas. O Mussulo é obviamente maravilhoso, com praias longas, águas quentes e palmeiras…
3 Marginal de Luanda
A Marginal de Luanda é uma enorme avenida que liga o Porto de Luanda à Ilha de Luanda, com um calçadão paralelo junto à Baía de Luanda. Esta área de Luanda foi completamente renovada nos últimos anos e é agora um dos melhores lugares para Angolanos e expatriados caminhar e correr na cidade. De lá é possível ver algumas das melhores vistas de Luanda como a ilha e a skyline de Luanda.
Na Marginal e na Baía de Luanda existem alguns dos mais famosos edifícios e monumentos da cidade de Luanda.
4 Banco Nacional de Angola
Um edifício imponente da era colonial localizado mesmo junto à Baía de Luanda. Na nossa opinião é o edifício mais bonito de Luanda.
5 Museu da moeda
Está mesmo ao lado do Banco Nacional da Angola, mas é um edifício moderno e que criou muito ruído devido ao seu elevado custo de construção. No entanto, é um bom museu com algumas exposições interactivas e boa informação. Vale a pena para quem gosta deste tipo de atracção turística, até porque é muito diferente de todas outras.
6 Forte de S. Miguel
Este forte está no topo de uma pequena colina ao lado da marginal e por isso tem de subir algumas escadas para lá chegar. mas nada que não se faça… Lá em cima somos recompensados com uma vista fantástica para a marginal, a ilha e a cidade.
Atracções turísticas de Angola – arredores de Luanda
Existem alguns lugares espectaculares que são bem perto da cidade de Luanda, mas não são propriamente na cidade. A melhor forma de as visitar é fazer pequenas viagens a partir de Luanda ou talvez uma escapada de fim de semana.
7 Miradouro da Lua
O Miradouro da Lua tem este nome não porque seja um óptimo lugar para ver a Lua mas devido à paisagem lunar que é possível observar a partir do miradouro.
Esta paisagem única foi criada pela erosão da chuva e vento. As cores intensas da terra tornam tudo ainda mais especial. Esta atracção está está mesmo ao pé da estrada que vai para o sul de Angola, e por isso é uma óptima primeira paragem para quem vai para a Kissama, Benguela, etc.
8 Parque Nacional da Kissama (ou Quissama, ou Quiçama )
O Parque Nacional da Kissama é o lugar a ir em Angola para quem quer fazer um Safari. A Kissama fica cerca de 75 Km a sul de Luanda e por isso é suficientemente perto para lá ir num só dia e longe suficiente para estar completamente fora da zona de influência da capital.
Infelizmente a maioria dos animais foram mortos durante a guerra colonial e a guerra civil, mas tem sido repopulado e actualmente já é possível ver alguns animais no safari. Mas não esperem que seja como o Kruger ou Chobe no Botswana. No entanto, e no que diz respeito às árvores, e flora em particular, está
9 Praias de Cabo Ledo e Sangano
A cerca de 100 km do sul de Luanda e sem qualquer outra cidade perto, é possível encontrar as praias de Sangano e Cabo Ledo. Ambas as praias estão em pequenas baías 3 têm areia amarela suave e água turquesa. Estas praias são extremamente populares entre expatriados ao fim de semana e são um óptimo retiro de fim de semana.
Sangano é uma das melhores praias de Angola
Pontos turisticos Angola em Malange
Malange fica no centro norte de Angola, a cerca de 400 km de Luanda mas vai demorar entre 6 a 7 horas para lá chegar. A cidade em si é interessante, mas não tem nada de realmente único, no entanto a província tem algumas mais espectaculares atracções turísticas em Angola.
10 Rápidos do Kwanza
O kwanza é um rio enorme, com caudal incrível, e por isso a última queda de 5 ou 6 metros dos rápidos formam uma poderosa queda de água. É uma imagem impressionante que vai guardar na memória durante bastante tempo.
É possível nadar na água calma após a queda de água, mas para lá chegar terá de conduzir através de uma grande aldeia tradicional. Quando estiver a chegar perto dos rápidos é muito provável que sejam recebidos por crianças entusiasmadas com a presença de estrangeiros.
11 As Pedras Negras de Pungo Andongo
As pedras negras de Pungo Andongo são uma série de formações rochosas que se erguem “do nada” no meio da savana Africana. Há quem diga que as rochas se parecem com diferentes animais e algumas outras coisas, mas sinceramente as semelhanças não são fáceis de ver… de qualquer das formas, estas rochas são impressionantes e misteriosas.
É possível subir ao topo de uma das rochas, a chamada “pedra homem”. De lá é possível ver as outras
12 As quedas de Kalandula
As quedas de Kalandula são a maior ponto de interesse da província de Malange e talvez mesmo de Angola. Estas quedas são muitas vezes comparadas às Victoria Falls pois são consideradas as segundas mais impressionantes de África. O Rio Lucala aqui tem mais de 400 metros de largura e cai verticalmente mais de 100 metros.
Estas quedas são especialmente impressionantes na época da chuvas quando o rio Lucala atinge a sua quota máxima.
É possível contratar um guia local (normalmente um dos miúdos) para descer connosco até ao fundo das quedas onde a vista e a proximidade às quedas tornam a experiência incrível e memorável. É uma actividad que recomendamos vivamente.
Pontos de interesse Angola – Benguela
A Província de Benguela é reconhecida por ser o lar de várias das melhores praias de Angola. Desde que chegamos a Angola que ir a Benguela era uma prioridade e não desapontou. Gostamos especialmente do estilo de vida um pouco mais lento e relaxado. Benguela é claramente diferente de Luanda.
13 A Restinga (Lobito)
Lembram-se do que escrevemos sobre a ilha de Luanda? Bem, existe uma versão da ilha no Lobito e que é chamada de Restinga. A Restinga é ligeiramente menor que a ilha e tem muito menos trânsito (é um problema na ilha de Luanda), mas tanto a água como a areia são mais limpas que na ilha, e como sempre em Angola, a água do mar é quente.
Tal como seria de esperar, na restinga vai encontrar vários restaurantes de qualidade e bares da moda, mas bastante menos que em Luanda… Angola foi abençoada com este tipo de praias.
Em geral, as praias de Angola são maravilhosas, mas algumas das praias de Benguela são as melhores de Angola! Estas são as nossas favoritas:
14 Praia Baía Azul
A Baía Azul é uma baía de 3 Km de areia suave e limpa com água azul turquesa. É considerada por muitos a principal praia de Benguela e um óptimo destino para relaxar e brincar na areia. As águas quentes tornam-na perfeita também para nadar e fazer desportos aquáticos.
15 Praia Baía Farta
A Baía Farta é uma vila piscatória que tem um pouco escondida uma praia deslumbrante, e com muito menos gente que a Baia Azul. Na nossa opinião o cenário aqui é ainda melhor que na Baía Azul, e quando nos aproximamos do mar é que nos apercebemos quão bonito é e tal é a nossa sorte de ter aquele paraíso só (ou quase) para nós. Esta praia é bastante longa, e após quase 300 metros a caminhar na areia sob o forte sol africano, um mergulho nas águas cristalinas da Baía Farta é divinal.
16 As quedas do Binga
Antes de mais, as quedas do Binga não ficam na província de Benguela, mas sim no Kwanza sul! Apenas a juntamos a esta categoria porque é uma paragem quase obrigatória para quem viaja entre Luanda e Benguela.
As quedas do Binga são no Rio Keve no caminho para a Gabela. Estas são quedas realmente sensassionais, com um caudal impressionante. A velha ponte colonial que fica muito próxima das quedas dão um charme bem diferente.
Lubando e Namibe
Provavelmente já notaram que nós gostamos realmente muito das praias de Benguela, mas por incrível que pareça essas não são a nossa atracção favorita em Angola. Esse título vai para a região do Lubango, onde tivemos o prazer de viajar durante quase uma semana. As montanhas, a excelente comida, e o resort do Pululukwa ficam para sempre nos nossos corações.
17 Fenda da Tundavala
A Fenda da Tundavala é uma enorme falha na montanha da serra da Leba, localizada a apenas 18 km do Lubango. O planalto montanhoso atinge os 2200 metros e de repente cai até aos 1000 metros de altitude criando uma espécie de abismo que se parece um pouco como se alguém tivesse cortado uma fatia da montanha. Esta falha gigantesca cria vistas fabulosas e muito pouco típicas. É uma das grandes maravilhas naturais de Angola.
18 A serra da Leba
A serra da Leba é apenas a 50 km da cidade do Lubango, apesar de já ficar na província do Namibe. A parte mais conhecida da serra da Leba é sem dúvida a estrada de montanha com 56 curvas, construída durante a era colonial ligando as cidades do Lubango e do Namibe.
Ao visitar a Serra da Leba não se esqueça de ir ao miradouro da Serra da Leba, onde podem ver toda a montanha, a estrada e tirar algumas belas fotografias.
19 Deserto do Namibe
O deserto do Namibe vai desde o sul de Angola até ao sul da Namíbia estendendo-se por cerca de 1600 Km. Infelizmente não tínhamos um carro 4×4 e não nos pudemos aventurar muito pelo deserto, mas tivemos oportunidade de o fazer na Namíbia quando fomos a Swakopmund. Esta é uma das regiões mais áridas à face da terra e é onde poderão encontrar as famosas Welwitschias – a flor do deserto e símbolo de Angola.
20 O Resort do Pululukwa
O Pululukwa é o lugar ideal para relaxar e usufruir do cenário e da natureza. Dentro do parque que existe no resort há animais selvagens como zebras, Antílopes, galinha africana, e até avestruzes e crocodilos. Este parque tem mais de 100 hectares e alguns trilhos que nos permitem explorar todo o parque através de passadiços, lagos, quintas de frutas e alguns locais de descanso.
Dentro do Pululukwa temos também de referir o seu restaurante que é simplesmente fabuloso. Existem bastantes restaurantes de qualidade em Angola (especialmente em Luanda) mas o do Pululukwa é o nosso favorito.