O ministro das Relações Exteriores, Téte António, chegou, esta segunda-feira (24 de julho), a São Tomé, para participar da cerimónia de passagem gradual da presidência Rotativa da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) à República Democrática de São Tomé e Príncipe, após o mandato actual de Angola.
O embaixador Oliveira Encoge, Representante da Missão Permanente esteve junto com sua Excelência Embaixador Téte António, Ministro das Relações Exteriores e o seu homólogo de São Tomé e Príncipe, Sua Excelência Embaixador Alberto Neto Pereira, realizaram na tarde desta segunda-feira, em São Tomé, uma Reunião de Passação Progressiva da Presidência Rotativa da CPLP.
Tratou-se de uma Reunião de Trabalho, onde os chefes da diplomacia dos dois países passaram em revista a *Agenda da Presidência de Angola (2021-2023)*, bem como da *Agenda da Presidência de São Tomé e Príncipe (2023-2025)*.
O encontro serviu para o Ministro Téte António agradecer ao Governo da República de São Tomé e Príncipe pelo apoio prestado Angola durante a sua presidência principalmente na criação do pilar económico da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.
Participaram da reunião Sua Excelência Mário Augusto Caetano João, Ministro da Economia e Planeamento, os Embaixadores Carlos Sardinha, Director para a Cooperação Internacional, Maria Cuandina de Carvalho, Directora Europa, ambos do Ministério das Relações Exteriores, Fidelino de Jesus Florentino Pelinganga, Embaixador de Angola em São Tomé, bem como altos funcionários do MIREX.
A cerimónia de passagem gradual da presidência de Angola da CPLP a São Tomé e Príncipe acontece antes da realização da XIV Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, agendada para o dia 27 de Agosto do corrente ano, que deverá ocorrer naquele país.