A participação de Angola na Cimeira do G-77+China, bem como na Sessão da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) esteve, sexta-feira, em Luanda, em análise, na reunião preparatória multissectorial, orientada pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António.

O MIREX informa que a reunião decorreu em formato presencial e virtual, tendo nela participado diplomatas, a ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, secretários de Estado para a Saúde, Finanças, Ambiente, Economia e Planeamento e directores nacionais.


Sobre a Cimeira do G-77+China, os representantes dos distintos departamentos ministeriais, presentes no encontro, foram informados que a mesma vai decorrer sob o lema “Os Actuais Desafios do Desenvolvimento: o Papel da Ciência, da Tecnologia e da Inovação”.

De acordo com o comunicado do Ministério das Relações Exteriores, a Cimeira do G-77 +China está prevista para os dias 15 e 16 do corrente mês, em Havana, Cuba, onde o Presidente da República, João Lourenço, se vai fazer presente.


Relativamente à 78ª Sessão da Assembleia Geral da ONU, o evento está agendado para os dias 18 e 26 deste mês, em Nova Iorque, e terá, entre vários objectivos, o de proceder à avaliação da implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, construindo oportunidades decisivas.

Na reunião preparatória multissectorial foram apresentadas e discutidas as propostas de assuntos a serem incluídas na agenda de Estado a ser abordada na grande tribuna política mundial.

Ainda na tarde de ontem foi possível receber contribuições da Representação Permanente de Angola em Nova Iorque.

 

Constam ainda as contribuições vindas da Representação em Genebra, Áustria, da União Africana, em Addis Abeba, e do embaixador Oliveira Encoge, que representa Angola junto da CPLP, em Lisboa, República Portuguesa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

five + 13 =

Verified by MonsterInsights