A diplomacia angolana reafirma-se, cinquenta anos após a Independência Nacional, como símbolo de paz, diálogo e reconciliação.
Durante a abertura da “Conferência sobre o Papel da Diplomacia Angolana na Conquista e Preservação da Independência Nacional”, realizada em Luanda, Sua Excelência o Embaixador Téte António, Ministro das Relações Exteriores, destacou que Angola se tornou um exemplo de superação, transformando uma experiência amarga de conflito numa missão contínua de promoção da paz e estabilidade em África.
O Ministro sublinhou que a diplomacia nacional esteve presente nas trincheiras da luta de libertação, denunciando o colonialismo e afirmando, perante as organizações internacionais, o direito inalienável dos povos à autodeterminação.

Entre os marcos históricos, realçou-se o papel decisivo de Angola na libertação da Namíbia e no fim do “apartheid” na África do Sul, bem como a victória na Batalha do Cuito Cuanavale, considerada determinante para a libertação de Nelson Mandela e para o surgimento da democracia sul-africana.
Sua Excelência o Ministro Téte António destacou igualmente o reconhecimento internacional de Sua Excelência João Manuel Gonçalves Lourenço, Presidente da República de Angola, como Campeão da União Africana para a Paz e Reconciliação em África e Presidente em exercício da União Africana em 2025, testemunho de que a diplomacia presidencial activa é o principal motor da política externa angolana.






No campo económico, sublinhou que a diplomacia angolana está voltada para a mobilização de investimentos produtivos e a integração competitiva de Angola nos mercados regionais e globais, através da cooperação estreita entre os sectores nacionais e parceiros internacionais.
O titular da pasta das Relações Exteriores enalteceu ainda a importância da diplomacia parlamentar e consular, que tem reforçado a presença e protecção das comunidades angolanas no exterior, promovendo a dignificação do cidadão e o fortalecimento dos laços com a Pátria.
Durante o evento, Sua Excelência o Ministro Téte António prestou homenagem a Sua Excelência Embaixador Evaristo M. Dias da Silva, Representante Permanente de Angola junto da CPLP, destacando o seu papel exemplar no fortalecimento da presença de Angola no espaço lusófono e o seu contributo para o diálogo e a cooperação multilateral no seio da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Na mesma ocasião, foram igualmente homenageados outros diplomatas angolanos — entre Embaixadores, Ministros Conselheiros e funcionários do Ministério das Relações Exteriores — pelo seu trabalho abnegado e contributo notável para a consolidação da imagem e prestígio da diplomacia angolana ao longo das últimas cinco décadas.
Encerrando a sua intervenção, o Ministro Téte António rendeu tributo a todos os diplomatas, antigos e actuais, que, com sacrifício, lealdade e patriotismo, ajudaram a construir a história da diplomacia angolana, servindo com honra a Nação e o seu povo.
